NOVO HAMBURGO

25°C

Publicidade

Ninguém ia para o Litoral! Novo Hamburgo já teve tradição dos bailes de Ano Novo!

Aliança, Atiradores, Fraternal, Mocidade Bailante e Clube Juvenil tinham bailes prestigiados pelos hamburguenses

01 de Janeiro, 2017 às 15:48

Anúncios veiculados em edições de dezembro de 1954 no jornal O 5 de Abril

O esvaziamento da cidade de Novo Hamburgo após a celebração do Natal é um fato mais recente na história do município. Em décadas passadas, clubes locais promoviam grandes bailes e promoções que reuniam milhares de hamburguenses. Eram os bailes de Ano Novo ou São Silvestre.


Numa pesquisa no jornal O 5 de Abril – O primeiro jornal de Novo Hamburgo, foi visitado o ano de 1954. E lá está comprovado nas edições de 24 e 31 de dezembro daquele ano que a programação era intensa para celebrar a chegada do novo ano – no caso, 1955. Anúncios publicados no semanário indicavam seis grandes promoções: Baile de Ano Novo do Grêmio da Mocidade Bailante; Baile de São Silvestre da Sociedade de Canto União Fraternal; Grande Baile de Ano Novo do Clube União Juvenil; Baile de São Silvestre da Sociedade Aliança de Novo Hamburgo; Baile de São Silvestre da Sociedade Atiradores de Novo Hamburgo; e Grande Kermesse com o “General da Banda”.


Publicidade


Além dos bailes em 31 de dezembro, também eram comuns os bailes de Natal. Na edição de 24 de dezembro de 1954, o jornal O 5 de Abril trouxe anúncios para dois eventos: Baile de Natal da Sociedade Ginástica Novo Hamburgo e a Festa de Natal da Sociedade Ginástica de Hamburgo Velho.


A propósito, neste ano a Sociedade Ginástica promoveu uma festa de Réveillon nos jardins de clube. Foi uma tentativa de retomar uma antiga tradição dos hamburguenses: celebrar a chegada de um novo ano em festas no município, e não na beira de praias do Litoral Norte.


Confira a seguir os anúncios publicados no jornal O 5 de Abril em dezembro de 1954 convidando para os bailes.

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS