NOVO HAMBURGO

25°C

Publicidade

A história de São Leopoldo esculpida em madeira

Trabalho ficará no Centro Administrativo e foi realizado durante mais de um ano pelo escultor Valter Frasson

17 de Novembro, 2016 às 08:38

O painel batizado de “São Leopoldo na evolução do tempo” será inaugurado no dia 22 de novembro. Nilson Winter/PMSL

Quase 200 anos de história resumidos em oito módulos de madeira que contam a trajetória da cidade desde a chegada dos primeiros imigrantes alemães até os dias de hoje. Esse foi o trabalho realizado durante mais de um ano pelo escultor Valter Frasson, que pode ser apreciado pelos visitantes à esquerda da entrada principal do Centro Administrativo. Tudo em ordem cronológica e sobre um suporte de aço/inox, que unido com a madeira simboliza o desenvolvimento conjugado com o passado. O painel batizado de “São Leopoldo na evolução do tempo” será inaugurado oficialmente no dia 22 de novembro, às 11 horas, no andar térreo da Prefeitura.

Na oficina situada nos fundos de sua casa, no bairro Feitoria, o artista revela que antes de empunhar as ferramentas é preciso muita pesquisa. “O Museu Visconde de São Leopoldo é um dos melhores acervos de história do Rio Grande do Sul. Lá extraí informações e imagens que serviram de base para a obra”, destaca Frasson, que reproduziu com minúcia todos os detalhes da época. A Casa do Imigrante, por exemplo, aparece ainda como fábrica de cordas, função que tinha durante o domínio português e que utilizava mão de obra escrava. Posteriormente, o espaço abrigou os alemães e por isso, ganhou novo nome.


Publicidade

O lema Fé, Cultura e Trabalho percorre toda a linha do tempo. Lá estão as igrejas matriz, luterana, a ponte 25 de Julho, a Unisinos e todos os símbolos que contam a caminhada da comunidade leopoldense.

SOBRE O AUTOR

Valter Frasson, 60 anos, formou-se em engenharia civil pela Unisinos, porém desde os 15 anos trabalha com arte em madeira. Aprendeu a manusear ferramentas construindo urnas funerárias na loja de um vizinho em Caxias do Sul. Ao cursar a faculdade em São Leopoldo, utilizou seu talento para esculpir os mais variados temas. A arte sacra está entre as principais demandas. Troféus, portas ornamentadas e painéis também constam no seu extenso currículo. Frasson é reconhecido internacionalmente. Seu trabalho pode ser visto em diversos países da Europa, América Latina, além de Estados Unidos, Japão e Canadá.


Assessoria de Imprensa/Prefeitura de São Leopoldo

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS