NOVO HAMBURGO

27°C

Publicidade

Abrigo de animais da Linha 28 foi inaugurado

Prefeitura de Gramado inaugurou espaço para acolhimento de cães e gatos e incentiva campanha para adoções

26 de Setembro, 2016 às 11:56

Um dos espaços disponibilizados para a adoção dos animais foi inaugurado na sexta-feira. Fotos Ana Pacheco/Prefeitura de Gramado

No ano de 2011 foi criado o projeto Eu Amo Cuidar dos Animais, projeto este avalizado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul – CRMV/RS, e que inclui, além da castração e chipagem de animais, ações educativas sobre posse responsável e de fiscalização de proprietários que cometem maus tratos e guarda irresponsável. Com isto, intensificaram-se as ações educativas e fiscalizatórias buscando conscientizar sobre a posse responsável de cães e gatos e incentivar a castração e adoção de animais na cidade de Gramado.


Com o objetivo de fortalecer esse processo, a secretaria de Saúde assumiu a responsabilidade dos animais antes mantidos pela ONG Consciência Animal. Os mais de 140 cães e aproximadamente 50 gatos foram transferidos, aos poucos e separados por matilha, para novos espaços, mais organizados e aconchegantes.


O promotor de justiça de Gramado, Max Guazzelli, que acompanhou o caso desde seu início, parabenizou a Administração Municipal pela atitude. “Os parabenizo por assumirem a responsabilidade e, também, por transformarem a vida destes animais em algo muito mais significativo e especial”, comenta.


Publicidade


Após a transferência dos animais para suas novas locações, a secretaria e vigilância em Saúde realizou a castração e chipagem destes peludos, além de mantê-los sempre saudáveis, com banho e tosa, medicação diária, quando necessário, e todo o fortalecimento em adoção responsável. A administração é exclusiva da secretaria de Saúde de Gramado, que tem investido em equipamentos, medicamentos, ração e custeio dos locais.


A deputada estadual, Regina Becker Fortunati, criadora da SEDA – Secretaria Especial dos Direitos dos Animais de Porto Alegre, se fez presente e também acompanha esse projeto desde seu início. “Quando o Secretário Jéferson me olhou nos olhos e disse que resolveria a situação animal na cidade, confiei. Hoje, vejo que tudo o que foi prometido se concretiza. Gramado, exemplo em tantos segmentos, é também exemplo na preocupação e saúde da causa animal”, diz ela.


Um dos espaços disponibilizados para a adoção destes pequenos foi inaugurado na última sexta-feira, dia 23 de setembro, na Linha 28 – interior do município. O abrigo já conta com 58 cães e mais de 30 gatos. Os demais animais estão disponíveis nas clínicas Pet Center, Saúde Animal e Álvaro Abreu que, além de abrigá-los, auxiliam no atendimento veterinário, e também na linha São Paulo, em Canela, via Ângela Fabiana Debastiani, e na linha Belvedere, em Gramado, sob os cuidados de Rosa Maria Hencke.


“Não posso deixar de agradecer a minha equipe, que tanto fez e faz para que esse projeto siga em ordem. Além deles, aos amigos dos abrigos e clínicas veterinárias em nossas parcerias. Mas, por fim, agradeço à família de Adriana Roseli Andrade (representada por seu pai e filho), que fundou este espaço na Linha 28 e nos deixou após tamanha luta na causa animal. Seguiremos com o mesmo empenho e força, fazendo com que Gramado seja referência para outras cidades nessa causa tão bonita e necessária”, pondera Jeferson Moschen, Secretário de Saúde de Gramado.


Na inauguração do espaço, alguns dados foram atualizados para a imprensa e demais interessados presentes. A vigilância em saúde municipal afirma que, desde seu início, o projeto Eu Amo Cuidar dos Animais já conta com 3631 castrações, sendo 800 apenas neste ano; 4390 chipagens; 100 doações em 2016; 200 animais com atendimento veterinário por doença ou machucados; 350 fala cidadão atendidos e respondidos; além de 10 animais retirados de seus donos por maus tratos.


“Os números falam por si só, seguimos na realização deste projeto que teve seu início em 2011 e que nunca, em hipótese alguma, deve ser deixado de lado. Conquistamos o espaço que estes animais merecem mas, aqui, é um local de passagem. Agora, a comunidade deve empenhar-se em adotá-los, oferecer a eles o que merecem – uma família responsável e amorosa”, diz o Prefeito de Gramado, Nestor Tissot.


Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Gramado

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS