NOVO HAMBURGO

32°C

Publicidade

Em 1954, tenista hamburguense foi até a capital conquistar os títulos de campeão estatual e do interior

Sogipa, em Porto Alegre, recebeu as finais do 2º Torneio Aberto de Tênis promovido pela Folha da Tarde Esportiva

24 de Setembro, 2016 às 16:41

Edição de 16 de julho de 1954 do jornal O 5 de Abril trouxe reportagem sobre títulos de Pedro Roese

A história vitoriosa de Novo Hamburgo com o tênis vem de longa data. Diversos personagens e nomes integram uma extensa galeria de campeões. Entre esses, está o sobrenome Roese. Em pesquisa realizada no jornal O 5 de Abril, é destaque na edição de 16 de julho de 1954 na página de esportes a manchete: “Pedro Roese – Campeão Absoluto do Torneio Aberto de Tênis promovido pela Folha da Tarde Esportiva | Campeão de Novo Hamburgo – Campeão do Interior – Campeão Estadual"


Roese, que há 62 anos conquistou tal feito, é pai de Fernando Roese, que foi Top 100 do mundo, defendeu o Brasil na Copa Davis e foi medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Indinapolis, em 1987. Confira a seguir a reportagem sobre os títulos conquistados por Pedro Roese em julho de 1954, nas quadras da Sogipa, em Porto Alegre.


Publicidade


“Sabado e domingo últimos, as quadras da Sogipa, em Porto Alegre foram cenários dos encontros finais do 2º Torneio Aberto de Tênis, promovido pela Folha da Tarde Esportiva. Participaram desse interessante certame, tenistas que ainda não tomaram parte em competições oficiais organizadas pela Federação Rio Grandense de Tênis.


Tendo âmbito estadual e de livre inscrição, diversas entidades do Interior enviaram seus campeões, previamente apurados em competições internas, á Capital do Estado, a fim de concorrerem ao titulo máximo.


Assim, apresentaram-se representantes de: Cachoeira do Sul, tenista Waldemar Fischer, que sobrepujou a quase 30 concorrentes em sua cidade; João Carlos Sica, de Pelotas, que eliminou quase duas dezenas de raquetistas da Princesa do Sul; Pedro Roese, que, abatendo Carlos Breidenbach e Fernando Brenner, sagrou-se campeão em Novo Hamburgo; e Helmut Radke, que obteve o titulo sobre mais de meia centena de concorrentes da Capital do Estado.


Com a presença dos esportistas Ernesto Petersen e Arnaldo Becker, autoridades destacadas para dirigir o Torneio, iniciaram-se sábado as eliminatórias para apuração do campeão e vice-campeão do Interior. Sorteado os adversários, defrontaram-se primeiramente Pedro Roese, Novo Hamburgo, e Waldemar Fischer, Cachoeira do Sul, sagrando-se vencedor Pedro Roese pelo placar de 6x0 e 6x4.


Após este encontro, e com pequeno intervalo, voltou Pedro Roese ás quadras para, com João Carlos Sica, Pelotas, disputar o título de Campeão do Interior. Atuando com “sangue” e evidenciando a sua maior “classe”, não encontro o valoroso representante de nossa cidade maiores dificuldades para levar de vencida seu adversário pelo escore de 2 x 0, ou seja, as parciais de 6x3 e 6x2, e conquistando, assim, brilhantemente, o título de “Campeão do Interior”.


Domingo à tarde, frente ao tenista Helmut Radke, da Capital, Pedro Roese empenhou-se na conquista do cetro máximo do certame, e o fez com galhardia, pois, sobrepujando seu adversário pelo escore de 2 x 0, com parciais de 6x0 e 7x5, adjudicou-se o título de “Campeão Absoluto do Torneio”.


O brilhante feito do jovem raquetista novo hamburguês, além das felicitações e da admiração e simpatia geral, teve ainda a premia-lo uma artística estatueta de 2 medalhas, oferta da Folha da Tarde Esportiva, patrocinadora do 2º Torneio Aberto de Tênis.


Em regozijo pela bonita vitória de Pedrinho, e com o intuito de incentivá-lo á conquista de maiores laureis, seus companheiros de clube e dirigentes da Sociedade Aliança homenagea-lo-ão na noite de 3.a feira próxima, 20 do corrente, com um jantar no salão de festas da Sociedade Aliança. A lista de adesão se acha em poder do Diretor do Depar. de Tênis, sr, Werner A. Behrend”.

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS