NOVO HAMBURGO

24°C

Publicidade

Inauguração da Escola Caldas Junior, no Santo Afonso, foi evento marcante em julho de 1952

Jornal O 5 de Abril de 25 de julho de 1952 trouxe cobertura da inauguração com discurso do neto de Caldar Junior

18 de Setembro, 2016 às 12:30

Capa do jornal O 5 de Abril destacando a inauguração e parte do prédio atual da escola, com placa comemorativa.

Um dos educandários mais tradicionais de Novo Hamburgo completou, em julho, 64 anos de história. A Escola Municipal Caldas Junior, localizada na Avenida Montevidéu, no bairro Santo Afonso, teve cerimônia de inauguração em 19 de julho de 1952 – um sábado. A festiva solenidade foi destaque na capa da edição de 25 de julho de 1952 do jornal O 5 de Abril – O primeiro jornal de Novo Hamburgo.


A reportagem do Portal Martin Behrend esteve na escola registrando a atual fachada do prédio localizado na entrada, onde pode ser feita uma comparação com a foto que foi publicada na capa de O 5 de Abril. A seguir, trechos da reportagem publicada no semanário hamburguense com a grafia da época:


“Sabado ultimo o progressista bairro Vila Santo Afonso viveu um dia de intenso júbilo e satisfação com a inauguração da Escola Municipal “Caldas Junior” para qual a administração mandou construir atualizado prédio escolar. Dando início ao ato inaugural, o sr. Plinio Arlindo de Moura, Prefeito Municipal, convidou o sr. Ramayana, representante do “Correio do Povo”, para hastear o Pavilhão Nacional, cerimônia esta realizada sob forte salva de palmas por parte da numerosa assistência.


Publicidade


Nessa ocasião usou da palavra o sr. Plínio Arlindo de Moura, que deu expressão ao regosijo do Gôverno Municipal em inaugurar mais uma futurosa escola e integra-la na rêde educacional da comuna... Teve ainda palavras de reconhecimento ao sr. Edgar Sommermeyer, pelo empenho em pról da criação desta escola, ao sr. Aloysio Schmidt, que não teve dúvidas em pôr à disposição o terreno para o fim em vista, e, finalmente, a todas as pessoas que deram sua colaboração para a concretização do “desideratum”...


Nesta ocasião falou o jovem Francisco Antônio Caldas Neto, filho do atual diretor do “Correio do Povo”, dr. Breno Caldas, agradecendo a homenagem que estava sendo prestada à seu saudoso avô. A convite do sr. Prefeito falou ainda o sr. Alfredo Marotzky (presidente da Câmara de Vereadores), que desenvolveu eloquente alocução em torno da significação da solenidade, que ali se realizava. Por fim, o sr. Parahim, a convite do sr. Aloysio Schmidt, proprietário do loteamento da Vila Santo Afonso, agradeceu as homenagens que se lhe tributavam.

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS