NOVO HAMBURGO

25°C

Publicidade

Rejeitos das podas são transformados em compostagem para cultivo de plantas nos espaços públicos

Processo inicia no recolhimento de folhas e galhos, que são triturados e levados até a Central de Tratamento de Resíduos Domésticos

20 de Maio, 2016 às 09:47

Lixo verde resultante das podas é transformado em composto para o plantio de canteiros, jardins e hortas comunitárias. Cândida Portolan/PMCB

O calendário de podas 2016, que começou em abril, segue a todo vapor pelos bairros da cidade. O primeiro a ser atendido foi o Imigrante Norte, seguido pelo Imigrante Sul, Ipiranga e Aurora. Durante essa semana a equipe presta o serviço corretivo das árvores que estão em via pública no bairro Genuíno Sampaio e logo mais estará no bairro Celeste. O que poucos sabem é o destino dos galhos e folhas resultantes desse processo: eles são triturados e transformados em composto para enriquecer a terra das hortas comunitárias, jardins e canteiros dos espaços comuns da cidade.


Logo após a poda, comunicada aos moradores com antecedência pela Secretaria Municipal de Obras, Serviços Urbanos e Trânsito, ocorre o processo de recolhimento com a devida trituração dos galhos, que é feita no local. "Trata-se de um processo econômico, pois otimiza a utilização do espaço do caminhão que transporta os resíduos, o que acaba diminuindo o número de viagens até o depósito. Cerca de 10 cargas de caminhão de galho se reduzem a quase uma carga depois de trituradas", detalha o titular da pasta, Nírio Breunig.


Publicidade


Os rejeitos são inseridos em uma máquina que tritura o material com navalhas e lança os pedaços no baú do caminhão acoplado. A mistura é levada para a Central de Tratamento de Resíduos Domésticos, onde é depositada em uma composteira medindo, aproximadamente, 100 metros quadrados com 1,5 metro de profundidade. É nesse momento que começa o processo de fermentação. De acordo com Breunig, em seis meses já é possível usar o material. “O procedimento é simples. O composto fica coberto durante o período, salvo quando é misturado para garantir a fermentação por igual. Quando estiver pronto para ser usado, é retirado na quantidade necessária para cada caso e misturado com terra preta”, explica.


Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Campo Bom

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS