NOVO HAMBURGO

24°C

Publicidade

Prefeitura e Trensurb oficializaram início dos projetos para construção de complexo especial de transporte coletivo

Segundo anunciado na cerimônia de hoje, a obra deve iniciar no final do ano e ser concluída em 2017

02 de Maio, 2016 às 17:12

Área ocupada atualmente por um estacionamento e muito mato será transformada num terminal multimodal

Um terminal rodoviário que contemplará acessos para 20 vagas de ônibus, estacionamentos, espaço para táxis e um centro comercial em um terreno de 14 mil metros quadrados. Assim será a área em frente a Estação Novo Hamburgo do metrô, no Centro da cidade. A assinatura do termo de posse do local foi realizada na manhã de segunda-feira, dia 2 de maio, no gabinete do prefeito Luis Lauermann, entre Administração e a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre Ltda., a Trensurb. Os projetos estão em fase final de realização e a obra deve iniciar e ser concluída em 2017. Conforme o prefeito, essa será uma importante obra para o desenvolvimento da cidade. “Teremos um terminal que agilizará nossa mobilidade urbana e ainda ajudará no crescimento da cidade”, avalia.


Para o ato de assinatura se fizeram presentes também o presidente da Trensurb, Humberto Kasper, e os representantes das empresas que formam o consórcio Verdi Cadiz, que venceu a licitação para concessão da área e construção do terminal, Laerte Sopper e Carla Deboni. Também participou da atividade o secretário de Desenvolvimento Urbano, Moisés Medeiros. “Esta será uma importante obra para a mobilidade e, com certeza, será o nosso primeiro grande sucesso de muitos outros terminais que virão”, destacou Kasper. Conforme Sopper, a ideia é iniciar a obra até o final do ano, e concluir ainda em 2017. “Construiremos um terminal e uma edificação capaz de receber novas ampliações no futuro”, apontou, já sugerindo a evolução em andares do futuro prédio que ainda abrigará um grande complexo comercial.


O Terminal Multimodal abrigará diversos espaços pare integrar o transporte coletivo urbano de Novo Hamburgo com o metrô. Além disso, a área receberá espaço para integração com táxis e estacionamento. “Haverá uma grande comodidade para os usuários, como escadas rolantes e acessibilidade”, destacou Sopper. O secretário de Desenvolvimento Urbano, Moisés Medeiros, destacou ainda a referência e o crescimento no número de usuários do sistema. “Novo Hamburgo vai receber ainda mais usuários do transporte coletivo e terá um terminal qualificado para tal”, citou. Para desapropriar a área que abrigava importantes lojas e bancos, onde será construído o terminal, a Trensurb desembolsou aproximadamente R$ 10 milhões. O consórcio Verdi Cadiz poderá explorar o espaço, conforme contrato de concessão, durante até 30 anos.


Praça Punta Del Este

Após a reunião o prefeito Luis Lauermann aproveitou a presença do presidente da Trensurb, Humberto Kasper, para tratar da revitalização da praça Punta Del Este, que fica em frente ao shopping. Conforme contrato da obra de expansão do metrô até Novo Hamburgo, a empresa de transporte deve devolver o espaço público para a Prefeitura. “Essa obra é nosso dever. Temos que devolver o espaço que alteramos com a necessidade das obras dos trilhos. Queremos fazê-la porém tivemos duas licitações em branco”, citou Kasper. O prefeito afirmou que deverá levar até o Conselho da Trensurb uma proposta para troca da área onde a empresa de trens instalou seu canteiro de obras em troca da revitalização. “Assim poderemos renovar o espaço”, disse. Conforme explicou, a Administração não pode assumir a obra oficialmente sob pena de ser apontada judicialmente. “Como a responsabilidade ainda é da Trensurb, isso poderia acarretar algum tipo de questionamento legal”, completou o prefeito.


Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Novo Hamburgo

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS